Aulas de Biologias

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Anti-fumo

I COPA ESTUDANTIL MANOEL DE CASTRO

A I copa estudantil E. E. F. M. GOV. MANOEL DE CASTRO FILHO vem com o objetivo de homenagear seus ex-alunos Marcos Glaidson e Dino Flávio que faleceram ainda jovens e que desempenharam um importante papel no esporte da referida escola.
A copa foi realizada no período de 29 a 31 de outubro de 2009 com a participação de 11 delegações sendo elas;
Colégio Lauro Rebouças de Oliveira – Limoeiro do Norte;
Matoso Filho – Russas
Potiretama;
Colégio Maria de Lurdes (Flores) – Russas
Colégio Raimundo Nonato de Sena – Quixeré
CECIC (CENEC) – Quixeré;
Colégio Gov. Manoel de Castro (anexo) – Lagoinha/ Quixeré;
Colégio Gov. Manoel de Castro (Sede) – Quixeré (Manhã, Tarde e Noite);
Colégio Gov. Manoel de Castro (ex-alunos) – Quixeré.
As modalidades em disputa furam;
Vôlei;
Futsal;
Basquete;
Atletismo (Maratona 2.000m).
O evento contou com um desfile de abertura com apresentação das delegações, juramento do atleta logo ápos o atleta Luciano carregou a tocha acendendo a pira olímpica, nesta abertura foi feita ainda, uma homenagem aos alunos Marcos e Dino onde foram entregues placas de homenagem as suas respectivas famílias.
Campeões:
Vôlei Feminino: E.E.F.M. Gov. Manoel de Castro Filho (Quixeré);
Vôlei Masculino E.E.F.M. Gov. Manoel de Castro Filho (Quixeré):
Futsal Feminino Colégio Matoso Filho (Russas);
Futsal Masculino E.E.F.M. Gov. Manoel de Castro Filho – ex-alunos (Quixeré)
Basquete Masculino Maria de Lurdes – Flores (Russas);
Atletismo (Maratona 2.000m) Feminino Gessica CECIC – Quixeré;
Atletismo (Maratona 2.000m) Masculino E.E.F.M. Gov. Manoel de Castro Filho – David Alan (Quixeré).
Organizador do Evento: Professor Miranda Araújo Costa(professor de Ed.física)
Diretor da Escola: José Roberto Ribeiro Lima.

II MEETING DE LINGUAS E ARTES 2009

PROJETO: MEETING DE LÍNGUAS E ARTES.
2009

JUSTIFICATIVA:

A EEFM Gov. Manoel de Castro Filho em Quixeré- Ce , atende nas modalidades de Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (Projeto Tempo de Avançar)e Pré-vestibular, tendo como clientela alunos da zona urbana e da zona rural. Contamos ainda com uma extensão da escola do Ensino Médio que funciona no distrito de Lagoinha no turno da noite.
Em 2008 tivemos na escola o primeiro evento literário denominado “meeting” ( palavra da língua inglesa que significa encontro), tendo uma boa repercussão dentro da comunidade escolar. Este ano trabalharemos com escritores das escolas literárias Romantismo e Modernismo e autores da língua inglesa. Dentro dos estudos faremos apresentações de danças e culinária brasileira( numa abordagem regionalista),trabalharemos também o poeta Patativa do Assaré, humoristas e músicos cearenses, assim como os artistas locais.

OBJETIVOS:
• Trabalhar poetas e romancistas das escolas literárias Romantismo e Modernismo.
• Conhecer humoristas e músicos do cenário cultural cearense.
• Comemorar o centenário de Patativa do Assaré e de Euclides da Cunha.
• Divulgar a literatura inglesa através dos seus principais autores.
• Proporcionar o desenvolvimento das habilidades artístico-culturais dos alunos através da música, dança e culinária.
• Trazer a família e a comunidade para a escola propiciando um momento de integração e aprendizagem entre as mesmas.


PÚBLICO ALVO:
• Alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental;
• Alunos do Ensino Médio.
• Alunos do Pré-Vest.
• Alunos do Tempo de Avançar.

PROCEDIMENTOS:
• Divulgação e sensibilização do projeto nas salas de aula.
• Distribuição das atividades por série.
• Desenvolvimento das atividades programadas em sala de aula e extra-classe.
• Culminância do projeto com todas as turmas da escola.

METODOLOGIA
As atividades serão realizadas em momentos paralelos às aulas. Os temas serão distribuídos com as turmas de acordo com a divisão abaixo apresentada e os alunos irão programar a apresentação de cada autor mostrando a biografia, principais obras, caracterizando a que mais se destaca dentro da coletânea do autor. Algumas turmas irão pesquisar e apresentar trabalhos voltados para a valorização dos artistas cearenses como: humoristas e músicos, enquanto outras irão apresentar os artistas locais, buscando uma divulgação dos mesmos. Serão também trabalhados a culinária regional e as danças.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

Período Atividade Série/Turma Turno
08 a 30/09 Discussão e planejamento do projeto com os professores Coletivo de Linguagens e Códigos -
05/09 a 20/10 Divulgação e organização das atividades do projeto com as turmas. Todas -
03 a 27/11 Exibição de filmes baseados em obras dos autores em estudo, bem como documentários. Todas as turmas Manhã/Tarde/Noite
1º/12 Sarau de poesias(Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias,Cecília Meireles,Patativa do Assaré) e apresentações culturais. Todas as turmas Noite -anexo
02/12 Apresentações culturais Todas as turmas Noite-sede
02/12 Exposição das obras do artista plástico Dhan Lima ¬¬______ Noite-sede
03/12 Sarau de poesias ( Cecília Meireles,Carlos Drummond de Andrade Álvares de Azevedo , Gonçalves Dias, Patativa do Assaré) e apresentações culturais. Todas as turmas Noite- sede
11/12 Culminância do projeto no anexo Turmas do anexo Noite
12/12 Culminância do projeto na sede Turmas da sede Tarde
12/12 Exposição das poesias do Prof. Mário César. ______ Tarde


RESPONSÁVEIS PELO PROJETO
• Professores da área de Linguagens e Códigos.
• Professor coordenador da área de linguagens e códigos.
• Centro de Multimeios.
• Núcleo Gestor da escola.

COLABORADORES DO PROJETO
• Professores da área de Ciências Humanas e PCA.
• Professores da área de Ciências da Natureza e Matemática e PCA.

PRAZO
• 05 de Outubro a 28 de Novembro.

LOCAL
• EEFM Gov. Manoel de Castro Filho
• Anexo da escola no distrito de Lagoinha.

Fumantes


A Escola deve ter sempre um projeto de trabalho que desmistifique o fumo para o jovem, fazendo-o conhecer as consequências do seu uso e classificando-o como um dos mais graves problemas de saúde pública.O projeto deve realizar enquentes no entorno da escola para delimitar o número de fumantes e ñ fumantes na comunidade, produzindo cartazes onde gráficos expressem esses números, bem como, cartazes educativos, de conscientização. Palestras com profissionais da saúde e pessoas que viveram o drama provocado pelo uso do cigarro são importantes. Tais atividades podem ser realizadas tanto em Língua Portuguesa , quanto Matemática e/ou Ciências. Concursos de Rap e Poesia podem envolver os jovens no esclarecimento sobre a temática.